quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Supranacionalidade


Conceito de Supranacionalidade por Bruno Yepes e John Herz




De acordo com Bruno Yepes o conceito de supranacionalidade tem aspecto positivo, pois este permite que os Estados de uma determinada integração regional como por exemplo o mercosul e EU alcancem seus objetivos econômicos com maio facilidade de maneira a crescer juntos tendo em vista estes ter benefícios satisfatórios entre si como as reduções de impostos de importação e a unificação das alíquotas, o que via de regra facilita a negociação dentre os mesmos causando um aumento relativo no processo de exportação elevando assim a economia de ambos com a circulação de capital e o transito de pessoas e mercadorias tornando-se mais competitivo no âmbito econômico como mostro Yepes.


Mercosul e EU




Em contrapartida o autor John Herz tem uma visão mais crítica quanto a supranacionalidade. De acordo com Herz, esta implica negativamente á questão da soberania dos Estados, já que este para manter uma relação estável com os demais Estados de um bloco especifica necessitam ser mais flexíveis quanto a sua política , além do fato de refletir também na segurança de cada Estado e dificultar a relação dentre o Estado e a população já que a formação de blocos acarretam em decisões mais complexas, como por exemplo referente a cultura dentre um e outro, em uma decisão em bloco a probabilidade das necessidades e anseios do povo chegar a uma autoridade elevada como diz Herz será bem mais complicado.


Herz também cita que a formação destes blocos pode de maneira mesmo que gradativa desaparecer com os Estados, assim transformando o sistema internacional em uma divisão de blocos.

“O dilema de segurança persistirá enquanto existirem grupos que não se subordinam a uma autoridade mais elevada. No mundo moderno estes são os Estados soberanos” (Herz, pág 39, 2005)


Fonte: Griffiths, Martin, 50 grandes estrategistas das relações internacionais,2004.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares